Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Nas bocas

Além de pintar, o batom hidrata, protege e trata da saúde dos lábios
 
Artigo fundamental na bolsa de toda mulher, o batom deixou a sessão de maquiagem das lojas para invadir as prateleiras dedicadas aos cosméticos. Ganhou status de tratamento. Fator de proteção solar, água termal, vitaminas e substâncias hidratantes passaram a fazer parte da formulação deste aliado da beleza feminina. Atualmente, um bom batom proporciona à nossa boca bem mais do que cor e brilho.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a venda de maquiagens para a boca, incluindo aí batons, lápis e brilhos, corresponde a 35% do total faturado pela indústria de maquiagem. Diante de tantas opções, é difícil fazer a escolha certa. A professora de Dermatologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Dra. Luna Azulay ajuda. "Se um batom tiver proteção solar, hidratante e cor, é um ótimo produto. Não é preciso mais do que isso. Mas a escolha vai depender da necessidade de cada lábio", explica a dermatologista.

Para hidratar
Se ressecamento for seu problema, a primeira providência é parar de tentar hidratar passando a língua neles. "Isso só piora a condição, pois a saliva resseca ainda mais", explica a Dra. Luna Azulay. "Opte por batons hidratantes, que possuam ceras ou manteigas para desempenhar a função", acrescenta a médica. Dentre os muitos princípios ativos no mercado, a dermatologista Ligia Kogos sugere os batons que contenham em sua composição vitamina E, alantoína ou pantenol. "A vitamina E serve de lubrificante. Seu efeito é regenerativo, reparando danos da mucosa. Também é antienvelhecimento, neutralizando os radicais livres", explica Dra. Ligia. A alantoína - substância extraída da Babosa - funciona como calmante e regenerador celular. Já o pantenol (pró-vitamina B) tem ação umectante e hidratante.

No entanto, se o batom que você escolheu, para compor seu look de maquiagem, não possui características hidratantes, Dra. Lígia ensina um truque: "Basta uma fina camada de um produto hidratante por baixo. O batom de sua preferência vai por cima, sem atrapalhar". Afinal, existe uma série de produtos destinados ao tratamento labial.

Batom com FPS
Que filtro solar é importante, todo mundo sabe. Ele protege contra o câncer de pele e evita o envelhecimento precoce. Mas será que você tem protegido devidamente seus lábios? De cinco anos para cá, praticamente todo batom vem com algum FPS. Na hora de comprar, assegure-se de que o produto escolhido não vá apenas embelezar, mas também proteger a boca. "O FPS é importante especialmente para quem sofre de herpes labial. O fator da proteção solar do batom, em qualquer caso, deve variar entre 4 e 15. Mais é desnecessário", esclarece Dra. Luna Azulay.

Mas, atenção: o tecido do lábio é muito mais delicado que o do rosto, e o câncer labial muito mais grave que o de pele. O protetor não evita, mas protege. Também é importante não esquecer de reaplicar o batom durante exposição prolongada ao sol.

Um comentário: